Blog

PROJETO 48 - TESTANDO CARTÃO MICROSD COM ARDUINO

Olá pessoal! Encontrou um cartão microSD e não sabe se ele esta funcionando ou qual o seu tamanho de armazenamento? Com este simples projeto temos certeza que você saberá estes dados entre outros facilmente. Então vamos lá!!

Leia Mais

PROJETO 47 - UTILIZANDO O ARDUINO UNO COMO CONVERSOR FTDI

O LilyPad é uma placa desenvolvida especialmente para ser introduzida em vestimentas e tecidos inteligentes, podendo ser costurado diretamente sobre tecidos de modo a ser conectado com fonte de alimentação externa podendo ainda trabalhar com sensores e atuadores com linhas condutivas. A placa é baseada no processador ATmega328, com tensão de operação entre 2.7 à 5.5V, possuindo 14 portas digitais (podendo 6 delas ser utilizadas como saídas PWM) e com 6 entradas analógicas. Para gravarmos os códigos nesta placa precisamos ter um módulo FTDI assim como é utilizado no Arduino Mini. Porém, como não possuimos este módulo iremos utilizar o próprio arduino Uno para realizar o papel do módulo FTDI. Esta placa é muito interessante e iremos aprender a atiliza-la neste tutorial. Então vamos lá!

Leia Mais

PROJETO 46 – VISUALIZANDO RPM DO COOLER COM ARDUINO

Neste projeto iremos aprender a captar os sinais do cooler e convertermos estes sinais de forma a visualizarmos a quantidade de rotações por minuto que o mesmo esta trabalhando no momento. Vale lembrar que devemos alimentar o cooler com um fonte externa, visto que o Arduino não foi projetado para alimentar motores. Então vamos lá?

Leia Mais

PROJETO 45 – ACENDENDO LED COM SENSOR DE SOM

Olá pessoal, hoje iremos aprender como acender um LED com o módulo sensor de som, este módulo é capaz de captar ruídos e transformá-los em sinais, estes sinais são recebidos pelo Arduino que em conjunto com outros acessórios podem acionar lâmpadas, motores ou os mais diversos equipamentos eletrônicos. Para que o LED acenda e apague faz-se necessário batermos duas palmas seguidas. Mãos aos componentes e bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 44 – SENSOR DE SOM BÁSICO

Olá pessoal, hoje iremos aprender como utilizar o módulo sensor de som, este módulo é capaz de captar ruídos e transformá-los em sinais, estes sinais são recebidos pelo Arduino que em conjunto com outros acessórios podem acionar lâmpadas, motores ou os mais diversos equipamentos eletrônicos, porém neste momento iremos apenas verificar seu comportamento. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 43 - MÓDULO DE RF 433MHZ COM ARDUINO

Hoje iremos fazer um simples projeto que constitui em transferir uma mensagem do módulo transmissor para o receptor utilizando dois arduinos. Neste projeto foi utilizado um arduino Uno e um Mega, porém se você possuir ambos do mesmo modelo você pode utiliza-los sem problemas. Então vamos lá !!!

Leia Mais

PROJETO 42 - BÚSSOLA COM O SENSOR HMC5883L

Olá pessoal, como prometido, hoje iremos aprender como fazer uma simples bússola mas que pode ajudar e muito a tirar a curiodade de quem quer se posicionar no globo terrestre. A comunicação com o HMC5883L é simples e é feita por I2C como podemos perceber após concluirmos este projeto. Mãos aos componentes !!!

Leia Mais

PROJETO 41 - SENSOR MAGNETÔMETRO E ARDUINO

Olá pessoal, neste projeto iremos aprender como utilizar o sensor magnetômetro HMC5883L. Este projeto consiste em apenas demonstrar como o sensor é conectado ao arduino e a visualização dos dados extraidos ao movimentá-lo. Então vamos ao trabalho !! Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 40 - MONITOR DE TEMPERATURA COM ARDUINO

Olá pessoal, neste projeto iremos aprender a fazer um monitor de temperatura web com o arduino. Para isso você irá precisar de um sensor LM 35 e um Shield Ethernet para que seja possível realizar a conexão com a rede de internet. O projeto é de fácil compreensão deixando de forma clara e objeta com vários comentários nas linhas do código. Então vamos ao trabalho !! Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais