É possível emendar o cabo do sensor NTC de um controlador?

O sensor de temperatura é fundamental para o funcionamento de um termostato digital. É através dele que o aparelho reconhece a variação térmica no ambiente e, dependendo da configuração, aciona um sistema de aquecimento ou refrigeração.

Acontece que algumas aplicações exigem que os sensores possuam um comprimento diferente. Em uma chocadeira, por exemplo, o cabo do sensor costuma não precisar mais do que 55 centímetros. Já em uma câmara fria, muitas vezes o sensor precisa ter mais de 2,5 metros de comprimento. É comum que em alguns casos os clientes necessitem de sensores com cabos maiores do que o padrão de fábrica. Isso gera uma dúvida: é possível emendar o cabo do sensor para aumentar seu comprimento?

Sim, é possível. Entretanto é necessário tomar alguns cuidados para que a emenda dos sensores não resulte em perda na precisão do controlador. Veja abaixo:

 

Isolamento

Para que a emenda não prejudique o funcionamento do controlador ela precisa estar muito bem isolada. Indicamos a utilização de um tubo termo retrátil (ou espaguete termo retrátil) para isolar. Além disso, é importante que a emenda seja feita distante de fontes de interferência eletromagnética, como fios de alta potência.

 

Tamanho Máximo

O tamanho máximo do cabo do sensor não deve ultrapassar 100 metros de comprimento. A partir desse tamanho a medição fica comprometida, podendo resultar em uma leitura incorreta da temperatura.

 

Material Correto

Outro ponto importante para que o sensor continue funcionando corretamente após a emenda do cabo é o material utilizado. A principal dica é utilizar cabos blindados PP 2x24AWG ou 0.5mm. Utilizar outros tipos de cabo pode fazer com que o controlador mostre uma temperatura diferente da medida pelo sensor.

 

Ligação nos Bornes

O posição dos fios nos bornes de ligação não interfere no funcionamento do sensor. Sensores do tipo NTC não possuem polaridade, ou seja, a posição dos cabos nos bornes pode ser invertida sem que haja alteração no seu funcionamento.

 

Calibração

Após realizar a emenda dos sensores, é recomendado calibrar seu controlador.  

 

Sensor NTC nos controladores Ageon

A Ageon fabrica controladores de temperatura para variadas aplicações, como refrigeração comercial, aquecimento solar, chocadeiras, entre outros. São diversas linhas de produtos, cada uma com suas vantagens e particularidades, e todas elas utilizam sensores NTC. De acordo com o modelo e a aplicação para a qual é destinado, os sensores podem possuir 55cm, 1,5m ou 2,5m de comprimento.

 

Fonte: blog.ageon.com.br