INSTALANDO UM CONTROLADOR DE TEMPERATURA EM UMA GELADEIRA DE CERVEJA

No post de hoje vamos falar sobre uma dúvida muito comum entre os cervejeiros: como instalar o controlador de temperatura na geladeira?

Apesar de simples, a instalação desses aparelhos pode gerar algumas dúvidas. Por isso listamos abaixo a forma correta de realizar a ligação elétrica dos principais modelos de termostatos Ageon utilizados na fabricação de cerveja artesanal.

 

Primeiro passo: a Geladeira

Antes de instalar o controlador de temperatura é preciso lembrar que sua geladeira deve ser ajustada para a potência máxima. Esse ajuste é necessário para que a temperatura seja controlada apenas pelo termostato digital, e não pelo termostato interno da geladeira.

 

Instalando o Controlador G101

Os controladores da Série G101 são termostatos simples, ou seja, acionam ou desligam um aparelho com base em uma temperatura configurada (SetPoint). Em geladeiras de cerveja são utilizados dois modelos principais: alimentação bivolt e alimentação universal.

Guia Prático - Controladores de Temperatura Série G101

G101 Bivolt (110V ou 220V)

Os modelos com alimentação bivolt podem ser instalados em redes 110V ou 220V. Em locais onde a rede elétrica é 110V, a ligação deve ser feita como na imagem abaixo:

Controlador de Temperatura Série G101 - 110V

Já em locais onde a rede elétrica é de 220V, a ligação deve ser feita de forma diferente. Veja na imagem abaixo:
Controlador de Temperatura Série G101 - 220V

G101 Universal (85V a 300V)

Existem ainda os controladores G101 com alimentação universal, ou seja, funcionam com tensão de 85V a 300V. A ligação elétrica deste modelo deve ser feita da seguinte forma:

Controlador de Temperatura Série G101 - Universal

 

Instalando o Controlador G101 Web

O controlador de temperatura G101 Web se diferencia do modelo tradicional por ser compatível com o ArcSys. O ArcSys é um sistema de monitoramento que permite supervisionar a temperatura de sua geladeira de cerveja através de um celular ou computador conectado à internet. O ArcSys permite a alteração de parâmetros de forma remota e também a configuração de alarmes por e-mail sempre que a temperatura sair de uma faixa programada. A combinação G101 Web + ArcSys é a solução ideal para monitorar sua fabricação à distância e evitar a perda de material.

A ligação elétrica do controlador G101Web em redes 110V é feita da seguinte forma:

Controlador de Temperatura Série G101 Web - 110V

Quando a tensão da rede for 220V a ligação é feita como na imagem:

Controlador de Temperatura Série G101 Web - 220V

 

Instalando o Controlador G105

O modelo G105 é um controlador de duplo estágio, ou seja, permite acionar dois relés diferentes com SetPoints independentes. São indicados principalmente para regiões em que há uma grande amplitude térmica ao longo do dia. Na maioria dos casos esses aparelhos controlam o acionamento do compressor da geladeira (quando a temperatura estiver muito alta) e de uma lâmpada (quando a temperatura estiver muito baixa).

Para ligar o controlador de temperatura G105 em uma rede 110V é necessário realizar a ligação conforme a imagem:

Controlador de Temperatura Série G105 - 110V

Se a tensão da rede for 220V, a ligação elétrica é a seguinte:

Controlador de Temperatura Série G105 - 220V

 

Instalando o Controlador G107

O controlador de temperatura G107 é um controlador duplo, ou seja, permite o acionamento de dois equipamentos simultaneamente. Em muitos casos o controlador G107 é utilizado para acionar duas geladeiras ao mesmo tempo, sendo que cada uma pode ter seu próprio SetPoint independente.

A ligação elétrica do controlador G107 em uma rede 110V é feita da seguinte forma:

Controlador de Temperatura Série G107 - 110V

Quando a rede for 220V, a instalação do aparelho deve ser feita como na imagem abaixo:

Controlador de Temperatura Série G107 - 220V

A Ageon sempre recomenda que a instalação dos seus produtos seja feita por um profissional qualificado. Em caso de dúvidas na instalação, oferecemos suporte técnico através do telefone (48) 3028-8878.  

 fonte:blog.ageon.com.br