Novo controlador com RAMPA e PATAMAR para fabricação de cerveja

A fabricação de cerveja artesanal está em alta no Brasil e hoje vamos falar sobre uma grande novidade: o controlador de temperatura K114 com rampa e patamar.

Ao iniciar na produção de cerveja artesanal, geralmente são utilizados controladores de temperatura comuns. Esses aparelhos atendem muito bem a necessidade para receitas de cervejas mais simples. No entanto, quando se deseja produzir cervejas mais elaboradas, muitas vezes são necessários equipamentos mais modernos. É o caso dos controladores de temperatura com rampa e patamar, muito utilizados em diversas receitas de cerveja artesanal.

 

O que é um controlador de rampa e patamar?

Um controlador de temperatura com rampa e patamar pode ser configurado para trabalhar em uma temperatura específica por um determinado tempo. Após esse tempo, o controlador pode trabalhar em outra temperatura, em um intervalo de tempo diferente. Cada setpoint (temperatura) definido em um período de tempo é considerado um patamar.

Para ilustrar essa lógica de funcionamento, imagine a seguinte situação:

Um cervejeiro precisa aquecer o mosto a 45°C por aproximadamente 20 minutos. Depois desse tempo a temperatura deve se elevar a 55°C por mais 20 minutos. Ao término desse tempo, o mosto deve ser aquecido a 70°C por um período de 60 minutos e então o processo se encerra.

É possível realizar o procedimento citado acima com um controlador de temperatura comum. No entanto, esses aparelhos possuem apenas o ajuste de uma temperatura. O encerramento de cada patamar deve ser feito de forma manual, assim como a reconfiguração do controlador para o próximo patamar. Esse processo manual exige supervisão constante é suscetível a erros na duração de cada patamar e na configuração constante do controlador.

Por esse motivo a Ageon desenvolveu o controlador K114. Este modelo possibilita a configuração de até 8 patamares, criando um processo de aquecimento com temporizações automáticas. No exemplo temos 3 patamares, que foram representados no gráfico abaixo como P1, P2 e P3.
 K114 - Controlador Rampa e Patamar para Fabricação de Cerveja

É possível notar que o gráfico inicia com uma rampa de temperatura. As rampas são, basicamente, a variação de temperatura até atingir o setpoint desejado. O setpoint de P1 é 45°C. Ao atingir esta temperatura o  controlador a mantém por 20 minutos. Depois deste tempo inicia-se uma nova rampa, fazendo com que a temperatura se eleve a 55°C (setpoint de P2). Após o término de P2, a temperatura se eleva novamente, até atingir o setpoint de P3 (70°C), a qual é mantida por mais 60 minutos.

 

Características do Controlador de Temperatura K114

O controlador de temperatura K114 possui ainda diversos recursos além dos citados acima.

O modelo K114 possui uma segunda saída que pode ser utilizada para uma bomba ou agitador. O funcionamento desta segunda saída é configurável de forma independente em cada patamar. Existem três opções de configuração para a segunda saída: acionada, desativada ou timer cíclico. Nesta última, a saída 2 é acionada em intervalos de tempos regulares durante o período do patamar.

Outro recurso do controlador K114 são as pausas entre os patamares. É possível configurar pausas antes de cada patamar ou ao atingir a temperatura desejada. Ao entrar em modo de pausa o controle de temperatura e a segunda saída são desativados, até que o usuário pressione a tecla SET e retorne ao processo.

 

Fonte: blog.ageon.com.br