PROJETO 44 – SENSOR DE SOM BÁSICO

Olá pessoal, hoje iremos aprender como utilizar o módulo sensor de som, este módulo é capaz de captar ruídos e transformá-los em sinais, estes sinais são recebidos pelo Arduino que em conjunto com outros acessórios podem acionar lâmpadas, motores ou os mais diversos equipamentos eletrônicos, porém neste momento iremos apenas verificar seu comportamento. Bom trabalho !!!

COMPONENTES NECESSÁRIOS

1 Arduino Uno R3

1 Módulo sensor de som

Fios jumpers

CONECTANDO OS COMPONENTES

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o sensor de som e os fios e conecte-os como mostra a figura.

 

Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos. Certifique-se de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e conecte o cabo USB.

AGORA VAMOS AO CÓDIGO

// Projeto 44 – Sensor de som básico

void setup()
{
Serial.begin(9600); // Inicia o Serial Monitor
}

void loop()
{
// Cria uma variável para guardar os valores vindo do sensor
int SensorSon = analogRead(A0);

// Converte os valores vindo do sensor (0-1023) para até 100
SensorSon = map(SensorSon, 0, 1023, 0, 100);

for(int i = 0; i < SensorSon; i++)
{
// Os valores do sensor serão transformados em "O" em função do for
Serial.print("O");
}
Serial.println(); // Imprime no Serial Monitor "O"
delay(50);
}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora abra o Serial Monitor (Ctrl+Shift+M) e logo em seguida coloque um som (música) próximo ao sensor de som, com isso você verá as barras serem criadas conforme o tom da música.

fonte: facacomarduino.info