PROJETO 8 - CONTROLE BÁSICO COM LCD

Olá pessoal, agora vamos deixar nossos projetos visualmente mais interessantes. Iremos aprender como utilizar o LCD (Liquid Crystal Display), nós utilizaremos o modelo JHD 162A, deixando nossos projetos mais amigáveis. Para isso teremos que utilizar a biblioteca LiquidCrystal.h, que já inclui todas as funções sem precisarmos declarar linha por linha. Bom trabalho !!! Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

COMPONENTES NECESSÁRIOS

1 Arduino Uno R3

1 Protoboard

1 LCD (JHD 162A de 16 colunas e 2 linhas) ou outro modelo com back light

2 Potenciômetros de 10K ohms (Um para o contraste e o outro para a luz de fundo) *

Fios jumpers

* Este modelo que utilizei não possui o back light, porém o projeto foi montado com se tivesse essa função.

CONECTANDO OS COMPONENTES

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o LCD, os potênciometros e os fios e conecte-os como mostra a figura.

 

Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos. Certifique-se de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e conecte o cabo USB.

SEGUE O ESQUEMA ABAIXO PARA MELHOR ENTENDIMENTO

- Pino 1 do LCD ligado ao GND do Arduino;

- Pino 2 do LCD ligado ao 5V do Arduino;

- Pino 3 do LCD ligado ao pino central do primeiro
potenciômetro (controle de contraste);

- Pino 4 do LCD ligado ao pino digital 9 do Arduino;

- Pino 5 do LCD ligado ao GND do Arduino;

- Pino 6 do LCD ligado ao pino digital 8 do Arduino;

- Pino 11 do LCD ligado ao pino digital 5 do Arduino;

- Pino 12 do LCD ligado ao pino digital 4 do Arduino;

- Pino 13 do LCD ligado ao pino digital 3 do Arduino;

- Pino 14 do LCD ligado ao pino digital 2 do Arduino;

- Pino 15 do LCD ligado ao pino central do segundo
potenciômetro (controle do brilho);

- Pino 16 do LCD ligado ao GND do Arduino.


Obs.: Os demais pinos não serão utilizados neste projeto.

AGORA VAMOS AO CÓDIGO

// Projeto 8 - Controle básico com LCD

// Define a utilização da biblioteca para controle de telas LCD’s
#include <LiquidCrystal.h>

LiquidCrystal lcd(9, 8, 5, 4, 3, 2); // Cria um objeto LCD e atribui os pinos

void setup() {

lcd.begin(16, 2); // Define o display com 16 colunas e 2 linhas
}

void loop() {
lcd.clear(); // Limpa o display do LCD
lcd.print("Ola pessoal !!"); // Imprime a string no display do LCD
// Espera 2 segundos antes de imprimir a proxima string no LCD
delay(2000);

lcd.clear();
lcd.print("Este e um");
lcd.setCursor(0,1); // Posiciona o cursor na coluna 0 linha 1 do LCD
lcd.print("controle basico");
delay(2000);

lcd.clear();
lcd.print("de LCD !!");
delay(2000);

lcd.clear();
lcd.print("www.facacomarduino.info");
delay(1000);

for (int i = 0; i < 16; i++) { // Rolando o display para a esquerda 16 vezes
lcd.scrollDisplayLeft();
delay(600);
}

delay(3000);
}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora você poderá ajustar o contraste e luz de fundo para melhor visualização.

fonte: facacomarduino.info