Olá pessoal, agora vamos deixar nossos projetos visualmente mais interessantes. Iremos aprender como utilizar o LCD (Liquid Crystal Display), nós utilizaremos o modelo JHD 162A, deixando nossos projetos mais amigáveis. Para isso teremos que utilizar a biblioteca LiquidCrystal.h, que já inclui todas as funções sem precisarmos declarar linha por linha. Bom trabalho !!! Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!
COMPONENTES NECESSÁRIOS
1 Arduino Uno R3
1 Protoboard
1 LCD (JHD 162A de 16 colunas e 2 linhas) ou outro modelo com back light
2 Potenciômetros de 10K ohms (Um para o contraste e o outro para a luz de fundo) *
Fios jumpers
* Este modelo que utilizei não possui o back light, porém o projeto foi montado com se tivesse essa função.
CONECTANDO OS COMPONENTES
Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o LCD, os potênciometros e os fios e conecte-os como mostra a figura.
Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos. Certifique-se de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e conecte o cabo USB.
SEGUE O ESQUEMA ABAIXO PARA MELHOR ENTENDIMENTO
- Pino 1 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 2 do LCD ligado ao 5V do Arduino;
- Pino 3 do LCD ligado ao pino central do primeiro
potenciômetro (controle de contraste);
- Pino 4 do LCD ligado ao pino digital 9 do Arduino;
- Pino 5 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 6 do LCD ligado ao pino digital 8 do Arduino;
- Pino 11 do LCD ligado ao pino digital 5 do Arduino;
- Pino 12 do LCD ligado ao pino digital 4 do Arduino;
- Pino 13 do LCD ligado ao pino digital 3 do Arduino;
- Pino 14 do LCD ligado ao pino digital 2 do Arduino;
- Pino 15 do LCD ligado ao pino central do segundo
potenciômetro (controle do brilho);
- Pino 16 do LCD ligado ao GND do Arduino.
Obs.: Os demais pinos não serão utilizados neste projeto.
AGORA VAMOS AO CÓDIGO
// Projeto 8 - Controle básico com LCD
// Define a utilização da biblioteca para controle de telas LCD’s
#include <LiquidCrystal.h>
LiquidCrystal lcd(9, 8, 5, 4, 3, 2); // Cria um objeto LCD e atribui os pinos
void setup() {
lcd.begin(16, 2); // Define o display com 16 colunas e 2 linhas
}
void loop() {
lcd.clear(); // Limpa o display do LCD
lcd.print("Ola pessoal !!"); // Imprime a string no display do LCD
// Espera 2 segundos antes de imprimir a proxima string no LCD
delay(2000);
lcd.clear();
lcd.print("Este e um");
lcd.setCursor(0,1); // Posiciona o cursor na coluna 0 linha 1 do LCD
lcd.print("controle basico");
delay(2000);
lcd.clear();
lcd.print("de LCD !!");
delay(2000);
lcd.clear();
lcd.print("www.facacomarduino.info");
delay(1000);
for (int i = 0; i < 16; i++) { // Rolando o display para a esquerda 16 vezes
lcd.scrollDisplayLeft();
delay(600);
}
delay(3000);
}
Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora você poderá ajustar o contraste e luz de fundo para melhor visualização.
fonte: facacomarduino.info