Qual relé de segurança devo usar em minha máquina?

Na adequação de uma máquina à norma NR12, existem alguns fatores que determinam a função e o modelo do relé de segurança a ser usado.

Três subsistemas envolvem o relé de segurança e estes estão diretamente ligados à especificação do modelo mais adequado para a aplicação: o sensor na entrada, as características do relé e os canais de saída para o controle dos contatores de potência.

subsistemasInicialmente é necessário saber o tipo do sensor que o relé irá monitorar, pois os modelos podem variar se a aplicação for para botão de emergência, porta de segurança, cortina de luz, acionamento bimanual ou outros. Além disso, existem modelos de relés exclusivos para cada sensor ou ainda aqueles que são multifuncionais.

Toda vez que o relé for atuado, funções operacionais e de movimentação são imediatamente interrompidas, sejam elas parciais ou totais em uma máquina. Para que o processo seja retomado, além de todo o sistema estar em modo seguro, é necessário um comando para reativar os canais de saída. Esse comando de reset pode ser manual ou automático dependendo do processo e riscos que envolvem o operador desta máquina.

O controle dos contatores em série, responsáveis pelo seccionamento redundante da alimentação da máquina, é realizado pelos canais de saída do relé de segurança. Dependendo de onde serão instalados estes contatores e a corrente necessária para seu acionamento, este controle pode ser realizado através de um ou mais canais de saída.

Normalmente os relés de segurança possuem 2 ou mais canais de saída e por isso o mais usual sempre foi conectar um dispositivo por canal de saída. Porém se os contatores estiverem instalados no mesmo painel que o relé e o mesmo suportar a corrente necessária para atracar os dois contatores simultaneamente, estes podem ser controlados por apenas um único canal.

E por esse motivo a Phoenix Contact lançou o menor relé de segurança do mercado. Com um design extramente compacto que permite economia de espaço em novas instalações e em apenas 6,8mm é possível alcançar também o máximo nível de segurança em máquinas já instaladas.

psr-classic-x-psrmini

 

Fonte: blog.phoenixcontact.com