TERMOSTATO COM VIRAGEM DOS OVOS PARA CHOCADEIRAS

   A função das chocadeiras de ovos é simular as condições naturais do ninho, como temperatura e umidade, por exemplo. Para alcançar uma taxa de eclosão próxima a 100%, as chocadeiras costumam utilizar termostatos digitais. Em chocadeiras de maior porte, além do controle de temperatura, muitos aparelhos realizam também o controle de umidade. Porém, em praticamente todas as chocadeiras do mercado um recurso está sempre presente: a viragem dos ovos automática.

 

Por que fazer a viragem dos ovos?

   A viragem dos ovos é recomendada pela grande maioria dos fabricantes de chocadeiras automáticas. Um dos principais motivos para sua utilização é permitir que o embrião se desenvolva sem se aderir à casca. Também existem fabricantes que defendem que a viragem é importante para que o embrião se posicione corretamente para o nascimento, evitando o sufocamento do mesmo no líquido amniótico.

 

Termostatos com Viragem dos Ovos

   A Ageon possui diversos modelos de termostatos com timer cíclico, utilizados para realizar a viragem automática dos ovos. Entre os termostatos mais utilizados para esta aplicação estão o G103, G103 PID, K103, K103 PID e K103 PID U.

   Todos esses termostatos possuem uma saída com funções de temporização. Nas chocadeiras esta saída geralmente aciona um motor, responsável pela viragem dos ovos. A configuração é simples: basta definir a duração de cada viragem e o tempo entre uma viragem o outra.

   A maioria dos fabricantes de chocadeiras utilizam a viragem de 8 a 10 segundos, a cada 1 ou 2 horas. Na maior parte dos casos essa configuração é suficiente para que a viragem ocorra corretamente e os embriões se desenvolvam de forma saudável.

 Fonte: http://blog.ageon.com.br