Blog

PROJETO 12 - MOTOR DE PASSO CONTROLADO POR ARDUINO

Olá pessoal, já vimos como controlar um motor CC. Agora vamos ver como funciona um motor de passo com Arduino. Neste projeto foi utilizado um Shield para controle de motor com ULN2003. Projeto simples de ser implementado. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 11 - CONTROLE DE VELOCIDADE DE UM MOTOR CC

Olá pessoal, a partir de agora vamos começar a utilizar motores com Arduino. Iniciaremos com um motor de corrente contínua e posteriormente iremos ver outros tipos de motores tais como: motores de passo e servo motores. Este código é muito simples de ser entendido, portanto vamos lá. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 10 - CONTROLE DE TEMPERATURA COM LCD E COOLER

Olá pessoal, já vimos basicamente como utilizar um LCD com o Arduino, agora vamos fazer um pequena aplicação utilizando o mesmo esquema do projeto anterior acrescentando um cooler. Este projeto tem pouca complexidade, desde que montado com calma para não se perderem nas inserções dos jumpers. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 9 - SENSOR DE TEMPERATURA COM LCD

Olá pessoal, já vimos basicamente como utilizar um LCD com o Arduino, agora vamos utilizar o mesmo esquema anterior acrescentando um sensor temperatura LM35 - que também já vimos. Este projeto tem pouca complexidade, desde que montado com calma para não se perderem nas conexões dos jumper. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 8 - CONTROLE BÁSICO COM LCD

Olá pessoal, agora vamos deixar nossos projetos visualmente mais interessantes. Iremos aprender como utilizar o LCD (Liquid Crystal Display), nós utilizaremos o modelo JHD 162A, deixando nossos projetos mais amigáveis. Para isso teremos que utilizar a biblioteca LiquidCrystal.h, que já inclui todas as funções sem precisarmos declarar linha por linha. Bom trabalho !!! Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 7 - SENSOR DE TEMPERATURA COM LM35

Olá pessoal, agora iremos ver um sensor muito interessante e útil. O LM35 é um sensor de temperatura de precisão. Este sensor pode ler temperaturas entre -55ºC a 150ºC. Podendo ser utilizador em diversos projetos tais como controle de refrigeração de uma câmara fria, controle de aquecimento de um forno, entre outras. Então vamos ao trabalho. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 6 - BARRA DE LED’S E LDR

Olá pessoal, neste projeto você aprenderá como fazer uma barra de LED’s e LDR como sensor de luminosidade. Você perceberá que conforme a variação da luminosidade e consequentemente variação de resistência, a sequência de LED’s irão acender ou apagar. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 5 - SENSOR DE LUMINOSIDADE COM LDR

Olá pessoal, neste projeto você aprenderá como fazer um sensor de luminosidade básico, e uma pequena aplicação, onde você verá três LED‘s acendo conforme variação da luminosidade. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 4 - TOCADOR DE MELODIA COM SONORIZADOR PIEZO

Olá pessoal, neste projeto você aprenderá como fazer melodias ao invés de fazer apenas barulhos irritantes. Você fará com seu Arduino o refrão da música “Puff, the Magic Dragon”. O esquema será igual ao Projeto 3, porém com o código modificado. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais