Blog

PROJETO 21 – CONFIGURANDO O SHIELD ETHERNET COM O ARDUINO

Olá pessoal, hoje iremos aprender como utilizar a placa ethernet junto com o Arduino, a partir daí podemos fazer várias coisas tais como: controlar luzes em um ambiente de nossa casa, ligar ou desligar aparelhos eletrônicos entre outras coisas, ou seja podemos fazer um ambiente automatizado. Mas vamos partir do básico primeiro.

Leia Mais

PROJETO 20 – ARDUINO COMO UM GERADOR DE FREQUÊNCIA (ONDA QUADRADA)

Olá pessoal, neste projeto vou ensinar como fazer do Arduino um gerador de frequências em ondas quadras variando de 0Hz a 980Hz mostrando no Serial Monitor a passagem das frequências geradas a cada 2 segundos.

Leia Mais

PROJETO 19 – ARDUINO COMO UM OSCILOSCÓPIO

Olá pessoal, nós que gostamos de mexer com eletrônica sempre ficamos na curiosidade de sabermos qual é o tipo de onda que está sendo gerada em um circuito qualquer, pois então vamos aprender como fazer um osciloscópio com o Arduino, o programa é muito útil e fácil de utilizar, com ele podemos tirar nossa curiosidade em relação as ondas em circuitos eletrônicos. Vamos saciar nossa curiosidade? Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 18 – SENSOR DE UMIDADE E TEMPERATURA DHT11

Olá pessoal, sabemos que a umidade relativa do ar influencia na nossa sensação de conforto, sendo uma umidade de 45% uma umidade ideal. A umidade baixa pode provocar alguns efeito no ser humano, tais como: ressecamento da pele, aumento na eletricidade estática, entre outras. Por isso vamos aprender como utilizar o sensor DHT11. Este sensor é um pequeno módulo comprado em sites da China ou no Brasil. Você pode utilizar este projeto para monitora a temperatura e a umidade em algum lugar de sua residência, então vamos lá. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 17 – GRAVANDO UM ARQUIVO .DOC NO SD CARD

Olá pessoal, agora vamos ver como gravar e visualizar um arquivo .doc no cartão SD, gravando com o Arduino e visualizando o arquivo no notebook, desktop, tablet, ou ate mesmo no seu smartphone. Neste projeto foi utilizado um adaptador de microSD da Samsung, não tive problemas com este cartão, portanto se houver problemas com o que você utilizar deixe um comentário. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 16 – SENSOR DE RÉ PARA AUTOMÓVEL

Olá pessoal, vamos fazer agora um sensor de ré que emite um alerta sonoro quando um objeto chega a uma certa distância. Para ficar mais visível iremos utilizar um LCD que nos informará a distância do objeto próximo ao sensor. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 15 – SENSOR ULTRASÔNICO BÁSICO

Olá pessoal, vamos aprender como utilizar o sensor ultrasônico em nossos projetos. O modelo utilizado será o HC-SRO4 encontrado em qualquer loja que contenha componetes para Arduino. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais

PROJETO 14 – CONTROLANDO UM SERVO MOTOR COM JOYSTICK

Olá pessoal, muitos já viram controlar um servo com potenciômetro, agora vamos ver como controlar um servo com joystick. Com este projeto você pode facilmente controlar a rotação de uma câmera, de uma cabeça de um robô ou qualquer outro controle que envolva movimento, não é difícil de ser implementado, por tanto vamos lá. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bons projetos a todos !!

Leia Mais

PROJETO 13 - SERVO MOTOR CONTROLADO POR ARDUINO

Olá pessoal, já vimos como controlar um motor CC e motor de passo. Agora vamos ver como funciona um servo motor conectado ao Arduino. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Leia Mais