COMO DIMENSIONAR CORRETAMENTE UM INVERSOR DE FREQUÊNCIA?

A função principal de um inversor de frequência é variar a velocidade de motores de indução trifásicos. Graças a essa característica, é muito comum encontrar inversores em diversos tipos de máquinas utilizadas pela indústria. Os inversores também são muito utilizados em outros ramos, como em esteiras ergométricas e climatizadores evaporativos.

Dimensionar corretamente o inversor de frequência evita uma série de problemas. Um inversor mal dimensionado pode não atender à aplicação, gerando transtornos e custos desnecessários. Em alguns casos o inversor pode funcionar por um período de tempo e, em seguida, sofrer danos permanentes e deixar de funcionar.

Já um inversor bem dimensionado irá garantir o funcionamento correto do seu equipamento. Além disso, o inversor irá proporcionar economia de energia e uma série de outras vantagens.

Como escolher o melhor Inversor de Frequência para minha aplicação?

Para dimensionar corretamente um inversor de frequência é necessário conhecer a aplicação. Muitas informações podem interferir na escolha do melhor inversor de frequência. Abaixo é possível visualizar as principais variáveis:

Corrente nominal do motor

Este é um dos pontos principais para o bom dimensionamento do inversor de frequência. Existem motores de potências idênticas e diferentes correntes nominais. Isso ocorre porque a corrente nominal é influenciada por outros fatores, como o número de pólos, por exemplo. A corrente nominal do motor pode ser visualizada na placa com os dados do motor.

Carga a ser acionada pelo motor

Estimar a sobrecorrente na partida que a aplicação exige também é essencial para o bom dimensionamento do inversor de frequência. É importante ressaltar que a corrente de partida é um valor muito mais alto que a nominal, e dependendo da inércia gerada pela carga, pode ultrapassar os limites de corrente. Isso deve ser parametrizado na rampa de aceleração e na compensação de torque. O correto é dimensionar o motor para a carga. Se o valor de corrente está ultrapassando o limite permitido pelo fabricante do motor, o inversor irá desarmar, protegendo o motor.

Tipo de Inversor

De modo geral existem dois tipos de inversores de frequência: escalares ou vetoriais. Os inversores escalares são os mais utilizados pela indústria e podem atender uma grande variedade de aplicações. Já os inversores vetoriais costumam custar mais em comparação com os inversores escalares. Inversores vetoriais são utilizados em situações mais complexas que exigem maior precisão, como elevadores, por exemplo.

Funções Extras

Existem aplicações em que o inversor de frequência precisa de funções adicionais além do controle da velocidade do motor. Em algumas situações são necessários relés, temporizações, comandos através de entradas digitais ou analógicas, por exemplo. É o caso dos inversores para climatizadores, que podem acionar um ventilador e uma bomba, além de permitirem o controle de swing, dreno e outros recursos do climatizador.

Inversores de Frequência Ageon

A Ageon produz inversores de frequência para diversas aplicações. A empresa possui mais de 15 anos de experiência no ramo de automação industrial e desenvolve inversores para motores de até 5CV, disponíveis em diferentes modelos. Saiba mais sobre nossa linha de inversores de frequência.

Fonte:blog.ageon.com.br