COMO INSTALAR UM TERMOSTATO EM RESFRIADORES DE LEITE

   A utilização de termostatos digitais é cada vez mais comum em tanques resfriadores de leite. As vantagens destes aparelhos são muitas, desde a maior precisão no controle de temperatura até o acionamento automático do agitador. As opções com monitor de tensão incorporado ainda possuem outro diferencial: a proteção dos resfriadores de leite.

   A instalação dos termostatos nesta aplicação é relativamente simples, mas exige certos cuidados. Todo o processo se resume basicamente em quatro etapas.

 

Como instalar um Termostato em Resfriadores de Leite

  1. Verifique se a tensão da rede é compatível com a tensão de alimentação do aparelho.
  2. Posicione o sensor de temperatura corretamente em um poço termométrico.
  3. Realize a ligação do sensor, do compressor e do agitador.
  4. Energize o aparelho e configure de acordo com sua necessidade.

 

Verifique a tensão da Rede e do Termostato

   Antes de iniciar a instalação é necessário verificar se a tensão da rede é compatível com a alimentação do termostato. Energizar o aparelho com uma tensão acima ou abaixo da indicada irá causar danos, podendo até mesmo inutilizar o termostato.

   Os controladores G104 devem ser alimentados sempre em 220V. Já os controladores H104 podem ser alimentados em tensões de 85V a 300V.

 

Posicione o Sensor de Temperatura

   O sensor de temperatura do termostato nunca deve entrar em contato direto com o líquido. Para realizar sua fixação sem comprometer a leitura de temperatura é importante utilizar um poço termométrico. Vale lembrar que os sensores de temperatura possuem componentes sensíveis que não devem ser expostos à condições extremas de temperatura ou umidade.

 

Realize a Ligação Elétrica

   A ligação elétrica do termostato varia de acordo com o modelo escolhido. De modo geral é preciso ligar o termostato ao sensor, ao compressor e ao agitador. Nos diagramas abaixo é possível verificar a forma correta de efetuar este procedimento:

Ligação Elétrica - Termostato G104

Ligação Elétrica - Termostato H104

   A Eletru's recomenda que a instalação elétrica seja realizada por um profissional capacitado. 

Configure o Termostato

   Com a ligação elétrica concluída é hora de energizar o aparelho e ajustar suas configurações. Nesta etapa é possível ajustar a temperatura desejada, as temporizações do agitador e todas os demais parâmetros. As configurações variam de acordo com a necessidade e com as diferentes opções de tanques resfriadores de leite.

   Caso possua alguma dúvida durante a parametrização do termostato, a Ageon dispõe de suporte técnico 24hs. Nossa equipe é especializada em atendimento remoto e poderá auxiliar na compreensão de cada parâmetro.

Fonte: http://blog.ageon.com.br