Dicas de Instalação para Inversores de Frequência

   Detalhes na instalação de inversores de frequência podem contribuir para que o produto funcione perfeitamente por muito tempo. Da mesma forma, instalar o inversor sem se atentar a esses cuidados básicos pode significar custos com manutenção em poucos meses. Por esse motivo, reunimos abaixo algumas dicas de instalação dos inversores de frequência Ageon.

marcador Cuidado com as Vibrações

   Os inversores de frequência não devem ser instalados em locais sujeitos a vibração excessiva. Isso pode danificar componentes do aparelho, interferindo no seu funcionamento e causando até mesmo a inutilização do inversor. Recomendamos também realizar o reaperto periódico dos parafusos dos bornes do mesmo.

marcador Inversores e poeira não combinam

   Ao instalar um inversor de frequência é importante tomar cuidado com locais empoeirados. Partículas de poeira e outros resíduos podem entrar pela ventilação do inversor e se alojar entre os componentes eletrônicos, aumentando o risco de curto-circuito.

marcador Fluidos corrosivos

A Ageon indica que seus inversores de frequência sejam instalados em ambientes livres de gases ou líquidos corrosivos. A corrosão pode atingir tanto o exterior do inversor (interface homem-máquina ou parafusos de fixação) como também o interior do aparelho (placa eletrônica e seus elementos) através das aberturas para ventilação.

marcador Intempéries

   Instale os inversores de frequência em locais protegidos dos raios solares, da chuva e da maresia. Esse é um cuidado básico para conservar seu aparelho, evitando o desgaste excessivo e a oxidação no seu inversor. Utilize sempre dispositivos de proteção contra surtos (DPS) e um bom sistema de proteção contra descargas elétricas (SPDA).

marcador Temperatura e umidade adequadas

   A Ageon informa nos manuais de seus produtos quais são as condições adequadas para o bom funcionamento dos mesmos. Durante a instalação dos inversores de frequência, é de suma importância se atentar a essas informações para evitar problemas de superaquecimento ou oxidação. Verifique se a temperatura do ambiente e os níveis de umidade estão de acordo com os valores indicados e respeite a área livre para ventilação em torno do aparelho.

   Ao seguir essas dicas na hora de instalar seu inversor de frequência você aumenta a vida útil do produto e evita gastos desnecessários com manutenção ou mesmo com a reposição dos inversores.

Fonte: blog.ageon.com.br