IEX70 – O lançamento da Ageon para Esteiras Ergométricas

A Ageon participou da última IHRSA Fitness e apresentou uma grande novidade: os inversores de frequência linha IEX70. O principal diferencial deste produto é sua facilidade de instalação e configuração. Não é à toa que seu slogan é “Instalou, ligou“.

 

O que é IEX70?

IEX70 é uma linha de inversores de frequência desenvolvida especialmente para esteiras ergométricas. No ramo de fitness os inversores também são conhecidos como “placas inversoras“.
Inversores de Frequência IEX70
Os inversores de frequência, ou placas inversoras, são utilizados para variar a velocidade de motores de indução trifásicos. No ramo de fitness, os inversores são utilizados principalmente para controlar a velocidade de esteiras ergométricas. O painel da esteira envia um sinal ao inversor que, por sua vez, aciona o motor e eleva ou reduz sua velocidade.

 

Quais as vantagens dos inversores IEX70?

Por ser desenvolvida especialmente para esteiras ergométricas, os inversores IEX70 apresentam diversas vantagens em relação a outros inversores do mercado.

Vantagens IEX70

Facilidade de instalação e configuração

Em primeiro lugar, sua instalação é muito fácil. Basta ligar o inversor à rede elétrica, ao motor e ao painel. A configuração é realizada de forma rápida através de uma chave DIP, sem a necessidade de ajuste de parâmetros. Basta definir a posição das chaves para selecionar o modo de funcionamento do inversor, como nos exemplos abaixo.

Modos de Funcionamento IEX70

Design exclusivo

Os inversores IEX70 possuem design exclusivo e formato compacto. Seu gabinete de proteção impede a entrada de resíduos no inversor, aumentando a vida útil do equipamento.

Teclas de comando manual

Outra característica dos inversores IEX70 são as teclas de comando manual. Este modelo possui quatro teclas que permitem o teste do aparelho sem a necessidade de um painel. Isso facilita os testes em bancada, além do diagnóstico em caso de falhas no painel.

LEDs indicativos

Os inversores de frequência IEX70 possuem dois LEDs indicativos. O primeiro LED demonstra o status de funcionamento do inversor e é utilizado para identificar possíveis falhas. Já o segundo LED indica o status de funcionamento do motor.

Alimentação bivolt

A alimentação dos inversores IEX70 é bivolt, ou seja, podem ser utilizados em redes 110V ou 220V. A seleção da tensão desejada ocorre no momento da instalação elétrica, de acordo com a ligação realizada. Isso garante mais versatilidade ao produto, além de facilitar a manutenção do estoque nos distribuidores.

Cooler de rolamento

Os inversores de frequência IEX70 possuem coolers de rolamento para ventilação. A função principal deste dispositivo é evitar o superaquecimento da placa. Os coolers utilizados neste modelo são ativados somente quando o motor da esteira está acionado. Essa característica aumenta a vida útil dos coolers, e consequentemente do inversor de frequência.

Fonte: blog.ageon.com.br