Olá pessoal, hoje iremos aprender como utilizar um LCD Nokia 5110, simples mas que muda totalmente o projeto, deixando sua interface com visualização das informações muito mais agradáveis do que um LCD comum. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!
COMPONENTES NECESSÁRIOS
1 Resistor de 220Ω
1 Módulo Nokia 5110
1 Protoboard
Fios jumpers
CONECTANDO OS COMPONENTES
Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, conecte o módulo Nokia 5110 e o resistor assim como mostra a figura abaixo.
SEGUE O ESQUEMÁTICO ABAIXO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:
Pinos LCD Nokia 5110 Pinos do Arduino
RST 11
CE 12
DC 10
Din 9
Clk 8
VCC 5V
GND GND
FAZENDO O DOWNLOAD E IMPORTANDO A BIBLIOTECA DO LCD NOKIA 5110
1) Acesse o link https://onedrive.live.com/?cid=F877FDED1DE63FAA&id=F877FDED1DE63FAA%21122;
2) Faça o download do arquivo LCD5110_Basic;
3) Descompacte o arquivo;
4) Agora entre no diretório (C:) e na pasta Arquivos de Programas, Arduino, libraries, copie o arquivo descompactado nesta pasta;
5) Pronto para utilizar;
AGORA VAMOS AO CÓDIGO
// Projeto 24 – Escrevendo em um LCD Nokia 5110
// Biblioteca utilizada para controle do LCD Nokia 5110.
#include <LCD5110_Graph.h>
LCD5110 myGLCD(8,9,10,11,12); // Cria um objeto LCD e atribui os pinos.
// Função que define a fonte a ser exibida como Small - pequena.
extern uint8_t SmallFont[];
int y; // Cria uma variável para manipular o deslizar na tela.
void setup()
{
myGLCD.InitLCD(); // Inicializa o LCD.
myGLCD.setFont(SmallFont); // Setando a fonte com tamanho e formato.
randomSeed(analogRead(0)); // Joga dos para o LCD imprimindo-o.
}
void loop()
{
y = random(0, 40);
for (int i=80; i>=-(57*6); i--)
{
// Texto definido pelo usuário.
myGLCD.print("FacaComArduino-Seus melhores projetos estão aqui!!",i,y);
myGLCD.update(); // Atualiza o LCD
delay(50); // A cada 5 segundos volta a exibir o texto na tela.
}
}
Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino.
Se tudo estiver OK você verá escrito na tela do LCD o texto digitado no código.
fonte:facacomarduino.info