PROJETO 24 – ESCREVENDO EM UM LCD NOKIA 5110

Olá pessoal, hoje iremos aprender como utilizar um LCD Nokia 5110, simples mas que muda totalmente o projeto, deixando sua interface com visualização das informações muito mais agradáveis do que um LCD comum. Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

COMPONENTES NECESSÁRIOS

1 Resistor de 220Ω

1 Módulo Nokia 5110

1 Protoboard

Fios jumpers

CONECTANDO OS COMPONENTES

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, conecte o módulo Nokia 5110 e o resistor assim como mostra a figura abaixo.

 

SEGUE O ESQUEMÁTICO ABAIXO PARA MELHOR ENTENDIMENTO:

Pinos LCD Nokia 5110      Pinos do Arduino
RST                                                    11
CE                                                      12
DC                                                      10
Din                                                       9
Clk                                                        8
VCC                                                     5V
GND                                                     GND

FAZENDO O DOWNLOAD E IMPORTANDO A BIBLIOTECA DO LCD NOKIA 5110

1) Acesse o link https://onedrive.live.com/?cid=F877FDED1DE63FAA&id=F877FDED1DE63FAA%21122;

2) Faça o download do arquivo LCD5110_Basic;

3) Descompacte o arquivo;

4) Agora entre no diretório (C:) e na pasta Arquivos de Programas, Arduino, libraries, copie o arquivo descompactado nesta pasta;

5) Pronto para utilizar;

AGORA VAMOS AO CÓDIGO


// Projeto 24 – Escrevendo em um LCD Nokia 5110

// Biblioteca utilizada para controle do LCD Nokia 5110.
#include <LCD5110_Graph.h>

LCD5110 myGLCD(8,9,10,11,12); // Cria um objeto LCD e atribui os pinos.

// Função que define a fonte a ser exibida como Small - pequena.
extern uint8_t SmallFont[];

int y; // Cria uma variável para manipular o deslizar na tela.

void setup()
{
myGLCD.InitLCD(); // Inicializa o LCD.
myGLCD.setFont(SmallFont); // Setando a fonte com tamanho e formato.
randomSeed(analogRead(0)); // Joga dos para o LCD imprimindo-o.
}

void loop()
{
y = random(0, 40);
for (int i=80; i>=-(57*6); i--)
{
// Texto definido pelo usuário.
myGLCD.print("FacaComArduino-Seus melhores projetos estão aqui!!",i,y);
myGLCD.update(); // Atualiza o LCD
delay(50); // A cada 5 segundos volta a exibir o texto na tela.
}
}

Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino.

Se tudo estiver OK você verá escrito na tela do LCD o texto digitado no código.

fonte:facacomarduino.info