PROJETO 31 – UTILIZANDO O PWM VIA BLUETOOTH COM ARDUINOCOMMANDER

Olá pessoal! Continuando com este excelente app, hoje vou mostrar como utilizar o PWM com o ArduinoCommander. Temos duas maneiras para enviar os comandos por largura de pulso pelo ArduinoCommander, são eles: manualmente ou “automaticamente”, por código. Pode se utilizar este recurso em todos pino simultaneamente sem nenhum problema. Vamos lá? Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

COMPONENTES NECESSÁRIOS

1 Shield JY-MCU (Módulo Bluetooth)

1 resistor de 330Ω

1 LED (qualquer cor)

1 Smartphone com Android

Fios jumper do tipo macho/femea e macho/macho

ESQUEMA PARA MONTAGEM

CÓDIGO PARA COMUNICAR O ARDUINO AO APP SIGAS OS PASSOS ABAIXO:

1) Abra o IDE do Arduino;

2) Clique em File >> Examples >> Firmata e StandardFirmata;

3) Irá abrir o código StandardFirmata;

4) Dê um Ctrl+F e busque por 57600;

5) Troque o valor por 9600;

Pronto agora faça o upload para o Arduino*;

*OBS.: Antes de passar o código para o Arduino retire os jumpers dos pinos RX e TX. Se não for feito isso não irá carregar o código para o Arduino, dando erro.

CONECTANDO-SE AO ARDUINOCOMMANDER

1) Baixe o app ArduinoCommander no Play Store ou em ArduinoCommander - Google play;

2) Após ter instalado, abra-o. Ficará assim a tela:

 

3) Clique em “Discover devices” para encontrar seu Shield Bluetooth. Se o seu aparelho estiver com o bluetooth desligado, ele irá habilitar o mesmo. Como mostra na imagem abaixo:

 

4) Agora pesquise novamente os dispositivos em “Discover devices” e irá aparecer os dispositivos bluetooth ao alcance, como mostra a imagem abaixo:

 

5) O meu shield esta com o nome ELTONSHIELD, visualize o seu e clique clique nele para seleciona-lo;

6) Após isto irá se conectar a sua placa Arduino como mostra a imagem abaixo:

 

7) Se algo der errado ira aparecer algo assim:

 

AGORA VAMOS UTILIZAR O PWM PELO ARDUINOCOMMADER

1) Para mudar o pulso manualmente, clique em cima do pino 10, ira aparecer as opções para setar o pino como output ou input... Selecione o “Analog output (PWM)” e em seguida “Manual”. Arraste o componente slider para aumentar ou diminuir o pulso PWM, como mostra as imagens abaixo:

 

 

2) Clique em “OK” e repare que o LED mudou de intensidade, estando seu brilho mais ou menos forte de acordo com o que você selecionou ao arrastar a barra e no pino mostra a tensão que esta sendo enviado ao LED:

 

3) Há uma forma mais incrementada para ser enviar o pulso. Para isso você deverá seguir estes passos. Clique novamente em cima do pino 10 e selecione a opção “Anolog output (PWM)”, “Use generator” e clique no botão “Configure”.

 

4) Irá abrir uma nova janela, onde você deverá digitar o seguinte comando:

Obs.: O pulso PWM vai de 0 a 255 ou de 0V a 5V por apenas 5 segundos. Para aumentar este tempo basta mudar “sin in 5 sec” por outro valor e “OK”.

5) Depois de ter digitado o comando basta clicar em “OK” e você verá o seu led de aceso a totalmente apagado, gradativamente.

6) Para desconectar do bluetooth clique da tecla de menu do smartphone e selecione “Disconnect”, aguarde alguns segundos e pronto.

 fonte: facacomarduino.info