PROJETO 47 - UTILIZANDO O ARDUINO UNO COMO CONVERSOR FTDI

O LilyPad é uma placa desenvolvida especialmente para ser introduzida em vestimentas e tecidos inteligentes, podendo ser costurado diretamente sobre tecidos de modo a ser conectado com fonte de alimentação externa podendo ainda trabalhar com sensores e atuadores com linhas condutivas. A placa é baseada no processador ATmega328, com tensão de operação entre 2.7 à 5.5V, possuindo 14 portas digitais (podendo 6 delas ser utilizadas como saídas PWM) e com 6 entradas analógicas. Para gravarmos os códigos nesta placa precisamos ter um módulo FTDI assim como é utilizado no Arduino Mini. Porém, como não possuimos este módulo iremos utilizar o próprio arduino Uno para realizar o papel do módulo FTDI. Esta placa é muito interessante e iremos aprender a atiliza-la neste tutorial. Então vamos lá!

COMPONENTES NECESSÁRIOS

1 LilyPad Arduino

1 Arduino Uno R3 (sem o microcontrolador)*

Fios jumpers macho/fêmea

* Você deve remover o microcontrolador do arduino Uno para não haver conflitos entre eles quando você for programar o LilyPad.

CONECTANDO OS COMPONENTES

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o seu arduino Uno sem o microcontrolador, o LilyPad e os fios jumpers macho/fêmea e conecte-os como mostra a figura.

 

Não importa se você utiliza fios de cores diferentes desde que os fios estejam conectados no Uno/LilyPad na mesma ordem da figura. Certifique-se de que todos os jumpers estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino Uno conectando-o ao cabo USB.

AGORA VAMOS AS CONFIGURAÇÕES DO SOFTWARE

Segue abaixo os passos para configurar o software Arduino

Selecionando a Placa:

 

Selecionando o Processador:

Selecionando a Porta (a sua porta pode ser diferente desta abaixo):

Selecionando o Programador:

AGORA VAMOS SELECIONAR O CÓDIGO PARA TRANSFERIR PARA O LILYPAD

Com as configurações do software prontas agora vamos ao código conforme a seguir.

Selecione o Blink conforme abaixo:

Clique no ícone (seta a esquerda) para carregar o código para o LilyPad:

Assim que que o código for enviado, você irá ver o LED do LilyPad piscando.

Fonte: facacomarduino.info