Saiba onde fica a transmissora de sinal digital em Caxias do Sul

A RBS TV digital está presente em Caxias do Sul no bairro Jardim América, próximo a área central da cidade.

Conhecer essa localização é importante para captar o sinal digital, já que é necessário que a antena UHF externa esteja direcionada para a transmissora sem nenhum obstáculo. Para saber para onde apontar sua antena clique aqui.

Antonio Leal, coordenador técnico da RBS TV Caxias conta que o sinal analógico tem diferenças em relação ao sinal digital devido suas particularidades.

“No sinal digital, para manter a alta qualidade, é fundamental que você tenha uma antena externa. A antena interna não é em qualquer lugar que vai pegar, geralmente nas proximidades da geradora é que vai pegar bem, “ explica.

Antônio também fala sobre o apontamento correto, afirmando que é preciso apontar a antena para a transmissora. Pois mesmo que seja possível captar através da reflexão, em dias com instabilidade podem ocorrer alguns problemas.

Ele explica que reflexão é quando o sinal é repetido em um prédio ou morro, assim, a se a antena estiver apontada para um desses também receberá o sinal.

O antenista luís Parcianello conta que tem feito instalações nas regiões mais afastadas da transmissora de Caxias do Sul, e as antenas utilizadas são maiores pois são mais potentes para captar o sinal.

“A antena maior tem um alcance melhor, principalmente em lugares mais retirados do centro, conseguimos ter um sinal bom. Não trava, não congela,” relata.

O início do desligamento do sinal analógico está previsto para o dia 31 de janeiro de 2018 nas cidades de Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Ao todo, 89 cidades serão desligadas nesta primeira data.

Para assistir à TV digital você tem que fazer algumas adaptações: Caso seu televisor seja aqueles de tubo, ou comprado antes de 2012 ele não possui conversor, então será necessário comprar um conversor e uma antena UHF externa.

 Antena externa é a melhor opção para receber o sinal digital (Foto: Reprodução/RBS TV)

Antena externa é a melhor opção para receber o sinal digital (Foto: Reprodução/RBS TV)

Agora se sua televisão é fina e foi comprada após 2012, basta a antena UHF externa para ter o sinal digital na sua casa.

Se você possuir alguma dúvida a respeito de TV digital pode entrar em contato o cat@rbstv.com.br, através do telefone (51) 4020.7191 em Porto Alegre e região Metropolitana e pelo número 0800 0516336 para as demais regiões do RS, também é possível pelo formulário cat.rbstv.com.br.

Entenda por que o desligamento do sinal analógico vai ocorrer

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006.

Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de Telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

Sendo assim, as emissores devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações. Por isso, o sinal analógico vai começar a ser desligado a partir de 31 de janeiro de 2018.

Fonte: redeglobo.globo.com/rs