TERMOSTATO ON-OFF OU TERMOSTATO PID?

Controladores de temperatura, ou termostatos digitais como também são chamados, são aparelhos muito utilizados em diversos setores, como refrigeração comercial, aquecimento solar e até mesmo aquários. Eles servem para controlar a temperatura de forma automática, acionando ou desligando mecanismos de aquecimento/refrigeração. Entretanto, nem todos os termostatos digitais funcionam da mesma forma. É importante conhecer seu funcionamento para identificar o produto mais adequado para sua necessidade.

Os controladores mais comuns no mercado são on-off (liga/desliga). Seu funcionamento é simples: quando a temperatura está abaixo de um valor configurado, é acionado um mecanismo de aquecimento. O mesmo acontece para refrigeração. Assim, a temperatura é controlada dentro de uma faixa programada, embora não seja estável.

Existem também os controladores que, grosso modo, variam a potência com a qual o mecanismo de aquecimento ou refrigeração deve ser acionado para manter a temperatura sempre estável. É o que ocorre em termostatos com controle PID (proporcional, integral e derivativo), por exemplo, que fazem acionamentos proporcionais à diferença entre a temperatura atual e a ideal. Isso é possível graças a uma série de algoritmos matemáticos que encontram os valores para os parâmetros PID.

 

Qual é mais vantajoso: termostato on-off ou termostato PID?

Essa é uma pergunta que não possui resposta correta. Dependendo da aplicação, um ou outro tipo de controlador por ser mais adequado.

Termostatos on-off costumam ser mais baratos do que termostatos PID. De modo geral, aplicações que não exigem saída variável conforme a leitura do sensor de temperatura utilizam este tipo de sistema. Em câmaras de resfriados ou congelados convencionais, por exemplo, o compressor liga e desliga conforme a temperatura, não sendo necessário variar a potência do mesmo.

Outro caso também, seria a o ajuste fino da temperatura, sem variações bruscas. Para algumas aplicações é necessário que a temperatura se mantenha em uma faixa específica, com o mínimo de variação. É o caso, por exemplo, de chocadeiras e incubadoras de ovos, em que a taxa de eclosão está diretamente ligada a condições adequadas. Para esse tipo de controle os termostatos PID são indicados, pois proporcionam maior estabilidade térmica.

A Ageon possui em sua linha controladores de temperatura on-off e também com controle PID, destinados tanto para aquecimento quanto para refrigeração. Possui modelos com gerenciamento de degelo, duplo estágio, temporizador cíclico, entre outras funções.

Fonte: blog.ageon.com.br