TV digital traz mais qualidade para a sua casa

O sinal digital tem uma melhor performance de som e imagem quando comparado com o sinal analógico. E isso ocorre porque a TV digital tem mais linhas.

O gerente de projetos regulatórios da RBS TV, Emerson Costa diz que essas linhas são o que nos fazem ter essa imagem.

Elas preenchem melhor a tela com informações da cena que está sendo gravada, tornando assim a qualidade muito mais perceptível aos nossos olhos. "A resolução de imagem é definida pela quantidade de pixel ou pontos, ou seja, em quantas vezes se pode fragmentar a imagem.", explica.

Emerson comentou as diferenças de resolução e apontou a digital como sendo a melhor opção.

"A evolução do SD (Standard Definition) é o HD (High Definition), que possui 1280 pixels na horizontal x 720 pixels na vertical, melhorando a imagem em 2 vezes se comparado com a qualidade do SD. Agora, a resolução Full HD, que é a usada na televisão digital, possui 1920 pixels na horizontal x 1080 pixels na vertical, melhorando ainda mais a qualidade da imagem.", afirma.

Além dessas vantagens, temos também o guia de programação disponível com essa tecnologia e recursos de acessibilidade, como a áudio descrição.

Esse último, explica aos deficientes visuais os detalhes das ações que ocorrem em alguns programas, como os movimentos dos personagens. Atualmente, isso é possível em apenas alguns programas, mas essa tecnologia será colocada em todos eles em breve.

Se você não tem TV digital ainda, saiba como ter: caso seu televisor seja aqueles de tubo, ou comprado antes de 2012 ele não possui conversor, então será necessário comprar um conversor e uma antena UHF externa.

Agora se sua televisão é fina e foi comprada após 2012, basta a antena UHF externa para ter o sinal digital na sua casa. Saiba para onde apontar sua antena aqui.

É importante fazer essa alteração o mais rápido possível, pois, o desligamento começa oficialmete no dia 31 de janeiro de 2018 e se estende até o ano de 2023, quando todo o RS vai ser digital.

Se você possuir alguma dúvida a respeito de TV digital pode entrar em contato o cat@rbstv.com.br, através do telefone (51) 4020.7191 ou pelo formulário cat.rbstv.com.br.

Entenda por que o desligamento do sinal analógico vai ocorrer

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV Digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de Telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

Sendo assim, as emissores devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações. Por isso, o sinal analógico vai começar a ser desligado a partir de 31 de janeiro de 2018.

Fonte: redeglobo.globo.com/rs